Qual a importância do rio Amazonas?
Rio em que os fatos são tão assombrosos quanto as lendas, o Amazonas fertiliza uma região de quase seis milhões de quilômetros quadrados, equivalente a mais de metade da Europa: se a Amazônia é "o pulmão do mundo", sua artéria principal é o rio Amazonas.
A população ribeirinha:
As populações ribeirinhas são povos que vivem nas beiras dos rios e geralmente são extremamente pobres e sofrem com a poluição dos rios e com os assoreamentos e a erosão. As comunidades ribeirinhas da Amazônia vivem, frequentemente, em casas de palafitas. As atividades desempenhadas são o artesanato e a agricultura, sabendo-se que a maioria das culturas e criações de animais são complementares à alimentação, como caça, pesca e algum extrativismo vegetal.
A zona franca de Manaus:
Criada em 1967 com o objetivo de estimular a industrialização da cidade e sua área adjacente, bem como ampliar seu mercado de trabalho.A Zona Franca de Manaus (ZFM) é o pricipal centro financeiro da rigião norte do Brasil implantado pelo governo brasileiro objetivando viabilizar uma base econômica na Amazônia Ocidental, promover a melhor integração produtiva e social dessa região ao país, garantindo a soberania nacional sobre suas fronteiras. A mais bem-sucedida estratégia de desenvolvimento regional, o modelo leva à região de sua abrangência (estados da Amazônia Ocidental: Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima e as cidades de Macapá e Santana, no Amapá) desenvolvimento econômico aliado à proteção ambiental, proporcionando melhor qualidade de vida às suas populações.
O clima equatorial:
Clima equatorial é dos tipos climáticos das regiões intertropicais utilizado no sistema de classificação do clima de Köppen, no qual é denotado pelo grupo Af, para classificar o clima das zonas geográficas caracterizadas pela elevada temperatura média do ar; entre 24º C e 27º C, com média mensal sempre superior a 18º C e pela alta pluviosidade (superior 2 000 mm de precipitação total anual e precipitação média mensal superior a 60 mm em todos os meses do ano). A generalidade das regiões de clima equatorial encontram-se concentradas numa faixa de 5º de latitude em torno da linha do Equador, razão que justifica a atribuição da designação de equatorial dada ao tipo. A dinâmica da atmosfera nestas regiões é dominada pela presença da Zona de Convergência Intertropical e pelo predomínio de fenómenos do tipo convectivo, produzindo precipitação intensa em geral associada a trovoadas durante o período mais quente do dia (início da tarde). As elevadas temperaturas asseguram uma elevada evapotranspiração.
_____________________________________________________________________
Resumo:
O Rio Amazonas fertilza quase 6 milhos de quilometros quadrados,o que é equivalente a mais da metade do continente Europeu.Então podemos dizer que se a Amazonia é o pulmão do mundo,sua arteria principal é o Rio Amazonas
As populações ribeirinhas são populações que vivem nas margensdos rios,são extremamentes
pbres e sofremcom o maucheiro,com o assoreamento e a erosão dos rios,elas vivem em casas feitas de palafitas.Suas atividades são o artesanato ea agricultura.
Criada em 1967 com o objetivo de estimular a industrialização da cidade e sua adjacentebem como ampliar seu mercado de trabalho.
Clima equatorial é dos tipos climáticos das regiões intertropicais utilizado no sistema de classificação do clima.